Sobre a Consolação

bairro da Consolação

Consolação é um distrito da região central da cidade de São Paulo e uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade.

Compreende parte do bairro de Vila Buarque, onde está sediada a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e o Centro Universitário Maria Antonia; parte do bairro de Cerqueira César, onde está o Colégio São Luís. Também estão dentro do distrito os bairros nobres de Higienópolis e do Pacaembu, tradicionais redutos intelectuais e de famílias descendentes dos grandes cafeicultores do início do século XX onde estão situadas a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Fundação Armando Álvares Penteado

O distrito é atendido pela linhas 2 (Verde) do Metrô de São Paulo e linha 4 (Amarela), ainda parcialmente em construção.

Dica do Encontra Consolação


Foto por @dearaujo

Elevado Presidente Costa e Silva, Consolação
Também conhecido simplesmente como Elevado ou Minhocão, é uma via expressa que liga a região da Praça Roosevelt, Consolação, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes. Ele funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, permanecendo fechado para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberto apenas a pedestres e ciclistas.

Fique atento: O elevado recebe feiras para trocar e vender produtos usados aos finais de semana, o Mercado das Pulgas. Você pode expor, comprar, doar e negociar diversos produtos.

Formação

O Bairro Consolação também é o nome da rua principal (em formato de avenida) deste distrito. Sua origem distante é a da ligação da antiga cidade de São Paulo com a Estrada para Sorocaba. Onde hoje se localiza a Igreja Nossa Senhora da Consolação, se situava o fim extremo da cidade de São Paulo, marcado por uma pequena capela que oferecia apoio religioso aos viajantes.

Em 1854, numa divergência entre o Poder Público e a Cúria da Igreja Católica relativa os altos preços cobrados para os sepultamentos (que eram feitos no terreno circundante das igrejas), é determinada a construção de um cemitério municipal, que depois veio a se chamar Cemitério da Consolação, em terras doadas pela Marquesa de Santos. Indicativo do pequeno tamanho que São Paulo tinha naqueles dias, a localização deste cemitério foi apelidada de Fim-de-mundo e hoje ele está incrustrado no centro de São Paulo.

Praça Roosevelt na Consolação

No número 18 da Avenida Higienópolis, situa-se a mansão de Dona Veridiana tombado pelo CONDEPHAAT em dezembro de 2006. Pertenceu ao Clube São Paulo até 2007, mais tarde pertencente ao Iate Clube de Santos, sendo usado para eventos.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Consolação na cidade de São Paulo.

Notícias do Consolação

Blog do Guia do Bairro Consolação

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias da Consolação por e-mail
 

Dados Principais sobre a Consolação

População 44.991 hab. (2010)
Renda média R$ 4.094,68
IDH 0,950 - muito elevado
Subprefeitura Sé - www.prefeiturasp.org
Região Administrativa Centro
Área Geográfica Centro Expandido

Vídeo sobre o bairro da Consolação
Veja mais vídeos sobre o Bairro da Consolação

Mapa Consolação

 

Moradores ilustres da Consolação

 

   


  Sobre o EncontraConsolação
Fale com EncontraConsolação
Anuncie no EncontraConsolação
Cadastre sua Empresa no EncontraConsolação (grátis)



Termos EncontraConsolação | Privacidade EncontraConsolação


Bandeira da cidade de São Paulo